Aconteceu na semana: 777 slots - Hyundai Creta 2023 agora tem teto solar por comando de voz

A Hyundai lançou a linha 2023 do Creta Nova Geração. O SUV recebeu algumas atualizações e traz como principal novidade o comando de voz para abertura do teto solar nas configurações Platinum, Ultimate e na recém-lançada versão N Line. Os preços partem de R$ 120.190, nas versões sem teto solar, e de R$ 152.090, com o acessório.

A funcionalidade de comando de voz para abertura do teto solar é inédita para a categoria no Brasil. Os comandos de voz já estavam disponíveis em uma série de ações do Creta, como ligar e desligar o ar-condicionado, ativar a ventilação do banco do motorista e abrir e fechar o vidro do motorista. 

 

VEJA TAMBÉM

Hyundai Creta N Line (Foto: Divulgação/ Hyundai)

Veja mais sobre o Hyundai Creta 2023

O Hyundai Creta Nova Geração figura, desde seu lançamento, entre os líderes de vendas da categoria de SUVs no Brasil. Segundo os dados mais recentes da Fenabrave, no varejo, o modelo é o SUV mais vendido do Brasil no acumulado do ano, com 21.309 unidades emplacadas entre janeiro e maio.

O SUV foi lançado originalmente no ano de 2016. Desde sua chegada, divide a planta localizada no interior paulista com a linha HB20 (hatch e sedã). Ele chegou para ser o concorrente do Jeep Renegade e do Honda HR-V. E não demorou muito para se tornar uma das principais referências da categoria. E agora está em sua segunda geração.

O Creta se destaca por ter um porte imponente. Ele mede 4.300 mm de comprimento, 1.790 mm de largura e 1.620 mm de altura. Seu visual ficou mais próximo de veículos que são vendidos lá fora. 

O modelo passou a contar com uma grade frontal hexagonal, com uma malha tipo colmeia de abelha e borda cromada. O para-choque também foi redesenhado. 

Já o conjunto óptico traz faróis em LED divididos em duas seções, além de luzes de condução diurna e faróis de neblina. A traseira também possui lanternas de LED.

Conforto e segurança

Agora com comando de voz, teto panorâmico é destaque em algumas versões (Foto: Divulgação/Hyundai)

O modelo conta com um bom espaço interno. Seu entre-eixos mede 2.610 mm. O porta-malas é maior que o de outros modelos, com espaço para 422 litros de bagagem.

A lista de equipamentos de série inclui ar-condicionado automático digital, bancos revestidos em couro sintético, direção elétrica, console central com porta-objetivos e entre outros. A versão mais completa do SUV traz diversos itens de tecnologia e segurança.

Destaque para a central multimídia com tela sensível ao toque de 10,25 polegadas e conexão sem fio por Android Auto e Apple CarPlay. O veículo também traz de série o painel de instrumentos de sete polegadas.

Entre os itens de segurança, destacam-se os seis airbags, os freios ABS com EBD, os sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro), o detector de fadiga, o sistema de frenagem autônoma, o assistente de permanência em faixa, o farol alto adaptativo, o sistema Smart câmera 360º e entre outros.

 

Câmbio automático de 6 velocidades vem de série em todas as versões (Foto: Divulgação/Hyundai)

Motorização

Na versão Smartstream, topo de linha, o Creta vem de série com um motor 2.0 16V Flex, que desenvolve potência máxima de 167 cv e 20,6 kgfm de torque, e está acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades.

As outras três versões – Comfort, Limited e Platinum – são equipadas com o econômico motor 1.0 TGDI (turboflex), que gera potência máxima de 120 cv e torque máximo de 17,5 kgfm, fazendo 12 km/l (gasolina) e 8,7 km/l (etanol) na estrada.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
777 slots - Hyundai Creta 2023 agora tem teto solar por comando de voz