777 slots - Conheça todas as inovações do carro da Jaguar que liderou o pódio na Fórmula E de SP

No último sábado, 25 de março de 2023, o Brasil sediou pela primeira vez uma rodada do Campeonato Mundial de Fórmula E. O evento aconteceu em São Paulo e teve como destaque o carro da Jaguar TCS Racing com dois pilotos no pódio. 

Formula E vencedores
Pódio da Fórmula E, etapa SP, formado por carro da Jaguar. Foto: Divulgação/ Formula E

I-TYPE 6  – Carro da Jaguar em primeiro e terceiro 

O grande nome da primeira prova da  Fórmula E realizada no país foi a Jaguar TCS Racing. A equipe inglesa dominou o pódio com o piloto Mitch Evans em primeiro e Sam Bird em terceiro. Foi uma corrida acirrada, com os três carros cruzando a linha de chegada com apenas meio segundo de diferença. 

Diante de uma plateia de mais de 23.000 fãs, o I-TYPE 6 mostrou que a parceria com a Dow aumentou as “armas” do seu eletrificado contra as demais equipes. Entre elas, tecnologias de gerenciamento térmico, interferência eletromagnética, maior eficiência sustentável e economia de energia. 

VEJA TAMBÉM

Um dos motivos do bom desempenho do I-TYPE 6 se deve também ao peso menor, já que está 50 quilos mais leve que a versão anterior. Essa máquina impressiona pela potência e demais recursos: 

  • Velocidades máximas de 300 km/h / 200 mp/h;
  • Capacidade de gerar mais de 40% de energia para as baterias durante a corrida com a frenagem regenerativa;
  • Cerca de 95% de eficiência energética do motor elétrico, capaz de fornecer até 350 kW de potência;
  • Sem freios hidráulicos traseiros por conta da capacidade de regeneração e adição de trem de acionamento dianteiro. 
Jaguar I TYPE 6
Jaguar I TYPE 6 – carro inovador usado na Fórmula E. Foto: Divulgação/ Jaguar.

Parceria que rende frutos fora da Fórmula E

O envolvimento da Dow com a Jaguar TCS Racing, que está competindo no Campeonato Mundial ABB FIA Formula E, posiciona a empresa como líder na ciência dos materiais para a eletrificação de veículos – um caminho chave para uma economia de baixo carbono. Essa parceria é essencial para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e sustentáveis que ajudem o setor de mobilidade a evoluir em direção a um futuro mais limpo e ecológico.

“Por meio desta parceria, que começou em 2020, a área de MobilityScience™ da Dow, dedicada à inovação automotiva, trabalha em estreita colaboração com os engenheiros da Jaguar TCSRacing para integrar materiais de última geração. Este conjunto de soluções melhora o desempenho, segurança e eficiência do Jaguar I-TYPE 6 e contribui para o desenvolvimento de tecnologias de alto desempenho para carros elétricos com foco na mobilidade sustentável”, diz Carlos Adami, especialista em Suporte Técnico da Dow MobilityScience™.

A Fórmula E

A Fórmula E é uma competição internacional de automobilismo que utiliza carros movidos a energia elétrica em vez de combustível fóssil. São modelos muito rápidos e modernos, alimentados por baterias, conhecidas como unidades de armazenamento de energia, e podem atingir velocidades de até 300 km/h. 

Assim como a Fórmula 1, conta com temporada anual, com corridas realizadas em circuitos de rua em cidades ao redor do mundo. A competição é vista como uma forma de promover a inovação em tecnologias de mobilidade elétrica e conscientizar o público sobre a importância da adoção de veículos menos poluentes.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de viagens rápidas, mas sonho em viajar em um cosmic car para o espaço sideral.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
777 slots - Conheça todas as inovações do carro da Jaguar que liderou o pódio na Fórmula E de SP