Fábrica da Toyota deixará o ABC de SP e irá para o interior; veja motivos

Essa semana, a Toyota anunciou a saída do ABC de São Paulo. A transição para o novo local acontecerá de forma gradativa e será finalizada até 2023. De acordo com a marca, 100% dos funcionários terão a opção de realocação, veja os detalhes.

Toyota anuncia a mudança de sua produção do ABC para o interior paulista
Produção será dividida entre as três fábricas da marca no interior de SP (Foto: Divulgação)

Época de mudança: Fábrica da Toyota sairá do ABC de SP até novembro de 2023

Essa semana, a Toyota do Brasil informa a transferência da sua operação industrial de São Bernardo do Campo, no ABC da capital paulista, para as cidades onde já atua, como Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz, também localizadas no interior do Estado de São Paulo.

De acordo com a montadora, a iniciativa tem por objetivo buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de seu plano em busca de mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no País.

VEJA TAMBÉM

Conclusão da mudança está prevista para novembro de 2023

Conforme explica a marca, a mudança será feita de forma gradual a partir de dezembro de 2022 desse ano, com conclusão prevista para novembro de 2023.

Além disso, é importante dizer que o movimento prevê manutenção de emprego, ou seja, será oferecida oportunidade a 100% dos colaboradores que hoje trabalham na operação do ABC paulista.

Toyota anuncia a mudança de sua produção do ABC para o interior paulista
Mudança será feita de forma gradativa até novembro de 2023 (Foto: Divulgação)

Local conta com cerca de 550 colaboradores

Atualmente, a planta de São Bernardo do Campo conta com cerca de 550 pessoas e é o local onde são produzidas peças que equipam modelos produzidos no Brasil, Argentina e Estados Unidos.

Dessa forma, a partir da transferência de operação as peças produzidas no local começarão a ser feitas nas plantas onde os carros da marca são fabricados.

A unidade foi a primeira fábrica da Toyotainstalada fora do Japão e é a mais antiga da companhia no Brasil, quando foi inaugurada em 1962.

Atualmente, produz componentes que abastecem a fábrica de motores em Porto Feliz, que servem aos modelos Etios, Yaris e Corolla, além de exportar peças para os EUA, para montagem do motor do sedã Camry.

Carros da Toyota agora terão o Sem Parar instalado de fábrica
Yaris 2023 (Foto: Divulgação)

Toyota aproveita para reforçar compromisso com o futuro e com a mobilidade

A Toyota reforça seu compromisso com o futuro e com a mobilidade, e sua missão de desenvolver carros cada vez melhores.

Diversas atividades vêm sendo conduzidas nessa direção, tais como a renovação do portfólio com a chegada do Corolla Cross, a introdução do terceiro turno em Sorocaba, a exportação de motores de Porto Feliz para a América do Norte.

Além disso, a montadora anunciou recentemente o investimento de R$ 50 milhões na operação de Indaiatuba, que produz o Corolla sedã, que passa por atualizações.

O presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, afirmou que “Seguimos firmes em nossa estratégia de oferecer um veículo competitivo e atrativo aos nossos clientes de toda a América Latina.

Há mais de 20 anos, nossa planta em Indaiatuba demonstra sua capacidade para gerar negócios de forma bem-sucedida.”

Ele ainda completa dizendo que “damos maior importância aos planos que ultrapassam o curto prazo, e que se traduzem na confiança que nossos clientes e stakeholders depositam sobre a marca.”

Toyota anuncia a mudança de sua produção do ABC para o interior paulista
Fábrica da Toyota – Montadora investe R$ 50 milhões em Indaiatuba (Foto: Divulgação)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
777 slots - Fábrica da Toyota deixará o ABC e irá para o interior; veja motivos