Lavagem a seco do carro em casa: veja como fazer a limpeza corretamente

Alavagem a seco do carro é um processo que pode ser feito em casa. Além disso, é um método barato de limpeza e de contribuir com o meio ambiente. No entanto, vale ressaltar que é preciso que ela seja feita corretamente.

A seguir, você confere como fazer a lavagem a seco do automóvel das formas adequadas.

Lavando o carro a seco. Foto: Acquazero

 

Dicas para fazer a lavagem a seco do carro em casa

Kit de limpeza

Primeiramente, é fundamental ter todos os materiais em mãos para a limpeza. Você pode adquirir o conjunto completo e comprar cada um dos materiais. Um kit básico para limpeza a seco deve conter, por exemplo:

  • Panos de microfibras (três, pelo menos);
  • Borrifadores ou pulverizador com volume de, pelo menos, 1 l;
  • Produto para limpeza da carroceria;
  • Limpa vidros para carros;
  • Produto para limpeza de rodas e pneus.
Lavagem a seco do carro
Kit de lavagem a seco para o carro. Foto: Pontofrio

Preparando o veiculo para a lavagem a seco do carro

Depois de providenciar os materiais, é preciso preparar o carro, caso contrário, você pode ter problemas.

O automóvel deve ser colocado em um local sem luz direta do sol e sem chuva. Isso porque os raios solares esquentam a carroceria e, com chuva, fica impossível limpar o carro.

Além disso, o carro deve estar frio. Ou seja, não parta para a lavagem a seco de você acabou de usar o automóvel. Por fim, o lugar onde será feita a limpeza deve estar limpo.

Cuidados com o carro? Aproveite e saiba também como cuidar d vela do seu veículo!

 

Limpando a carroceria

Se optar por começar a lavagem a seco pela carroceria, prepare o produto conforme a instrução da embalagem. Em seguida, borrife os produtos pela lataria e passe um pano de microfibra, em movimentos circulares, a fim de não deixar marcar na pintura.

Repita até perceber que a carroceria está totalmente limpa.

No caso de sujeiras mais resistentes, deixe o produto agir por alguns minutos antes de remover. Dessa forma, os resíduos costumam desgrudar da carroceria, sem que você use algo que acabe danificando a pintura.

Foto: Pexels

Lavagem a seco do carro: vidros

Passe, então, para os vidros. Novamente, use o produto específico para esta parte do veiculo. Além disso, preparando conforme as instruções da embalagem.

O procedimento é simples. Borrife ou, então, pulverize a solução. Espere cerca de 2 minutos para o produto agir.

Em seguida, remova o produto com um pano de microfibra limpo. Da mesma forma, faça movimentos circulares, para não manchar os vidros. O processo deve ser feito por dentro e por fora do carro, nesta ordem.

lavagem a seco do carro
Lavando os vidros do carro a seco. Foto: Pinterest

Pneus e rodas

Por fim, a lavagem a seco deve ser feita nos pneus e rodas, pois costumam ser a parte mais suja. E, se começarmos por elas, a sujeira irá migrar para as demais partes do carro e a limpeza se tornará quase impossível!

Primeiramente, limpe a caixa de rodas. Aqui, é possível usar uma escova macia, afim de desincrustar resíduos impregnados. Em seguida, passe o produto para limpar e um pano.

Com o produto específico para os pneus, basta passar um pano embebido na solução nos quatro.

Por ultimo, vá para as rodas. Neste caso, passe bastante produto. Depois, limpe bem com o pano.

lavagem a seco do carro
Finalize a limpeza pelos pneus e rodas. Foto: Ge Dore

Cuidado com receitas caseiras

Em muitos lugares, em especial na internet, não faltam dicas com produtos caseiros para a lavagem a seco do carro. Mas, para quem não entende do assunto, é melhor evitar, usando apenas produtos específicos.

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
777 slots - saiba como fazer na sua casa