777 slots - Montadora implanta frota de táxi com vans movidas a hidrogênio

A montadora Stellantis e a Hype, empresa independente de soluções de mobilidade a hidrogênio, fecharam uma parceria para a implantação e operação de uma frota de táxis composta por vans movidas a hidrogênio em Paris. O primeiro lote, com 50 táxis de emissão zero, será entregue no segundo semestre deste ano.

Saiba mais sobre a frota de táxi com vans movidas a hidrogênio que atenderá Paris

777 slots - Montadora implanta frota de táxi com vans movidas a hidrogênio
Vans movidas a hidrogênio são acessíveis a cadeirantes (Foto: Divulgação/Stellantis)

Os veículos que podem acomodar cinco passageiros, incluindo um em cadeira de rodas, ou 6 passageiros sem cadeira de rodas – foram adaptados a partir das versões de passageiros das vans Peugeot e-Expert e Citroën ë-Jumpy, produzidas na fábrica da Stellantis em Hordain, na França.

A oferta de hidrogênio por parte da Stellantis é adequada para profissionais de mobilidade urbana, como os taxistas, graças ao seu alcance de 400 km, tempo de reabastecimento de apenas três minutos, emissão zero e sem comprometer as capacidades de carga do veículo.

VEJA TAMBÉM

Essa tecnologia de emissão zero garante a disponibilidade máxima da frota. Outra característica é que os veículos são 100% elétricos híbridos, compreendendo uma bateria recarregável de tamanho razoável e um sistema de célula de combustível de hidrogênio. “Isso os torna a solução ideal para implantação em larga escala”, ressalta a Stellantis.

A Hype já possui a expertise de servir pessoas com mobilidade reduzida, garantindo uma disponibilidade contínua e sob medida, bem como um aplicativo de reserva de acesso prioritário, que gera relatórios detalhados em tempo real sobre o uso do veículo.

A parceria Stellantis-Hype prevê a implantação de um total de mil táxis a hidrogênio até o final de 2024. Os veículos adicionais estão vinculados à obtenção da licença de operação junto às autoridades parisienses.

777 slots - Montadora implanta frota de táxi com vans movidas a hidrogênio
Projeto usa versão de passageiros adaptada da van Citroën ë-Jumpy Hydrogen (Foto: Divulgação/Stellantis)

Tal oferta permitiria atender a várias das prioridades estratégicas definidas pelo governo francês: melhorar rapidamente o volume e a qualidade dos serviços de transporte para pessoas com mobilidade reduzida, acelerar a transição energética com meios de transporte de emissão zero – reforçando as atividades industriais na fábrica da Stellantis em território francês.

“Com estes veículos Peugeot e-Expert Hydrogen e Citroën ë-Jumpy Hydrogen, temos o prazer de reforçar ainda mais a nossa liderança em veículos de emissão zero, focada em pessoas com mobilidade reduzida”, destaca o diretor de Veículos de Baixo Carbono da Stellantis, Xavier Peugeot. 

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
777 slots - Montadora implanta frota de táxi com vans movidas a hidrogênio