Também, de acordo com o fabricante do Onix, o fato é que a grande demanda simultânea por todos esses produtos tem gerado gargalos na cadeia de fornecimento global de componentes. Por exemplo, dos semicondutores.
Semicondutores
- 30% entre os sistemas de segurança;
- 30% entre os sistemas de conforto & conveniência;
- 25% entre os sistemas de conectividade;
- 15% entre os sistemas de propulsão.
“Quanto mais avançada é a arquitetura de um veículo, melhores são seus aspectos de dirigibilidade, proteção aos ocupantes e comodidade a bordo. E são os sistemas eletrônicos que maximizam tudo isso”, esclarece o líder de Engenharia Elétrica da GM América do Sul, Plinio Cabral Jr.. “Outro fator determinante é a forma como o fabricante integra todos estes sistemas no automóvel”, completa Cabral Jr.

Onix: tecnologia
De acordo com a Chevrolet, até pouco tempo exclusivas a carros premium, as arquiteturas avançadas começam a ganhar escala com modelos de alto volume. Por exemplo, o Onix, o Onix Plus e o Tracker.
Os três modelos citados pela Chevrolet são derivados da nova plataforma global da GM. Eles reúnem o mais abrangente conjunto de sistemas disponíveis para suas respectivas categorias.
Ainda conforme a montadora, uma das grandes inovações desta plataforma foi o fato de trazer equipamentos inéditos para o segmento. No caso, os seis airbags de série, o Wi-Fi nativo e a possibilidade de promover atualizações de sistemas eletrônicos de forma remota – assim como acontece com celulares.
A Chevrolet ainda destaca as tecnologias disponíveis no Novo Onix. Conforme a marca, o modelo chega a ter aproximadamente 1.000 semicondutores e sistemas integrados espalhados por quase 20 módulos. O que representa o dobro encontrado em outros modelos da mesma categoria.
Um dos sistemas mais complexo é a última geração do multimídia Chevrolet MyLink, por exemplo. Isto porque ele interage com diferentes módulos do veículo. É possível, até mesmo, configurar detalhes como o tipo de aviso que o carro dará ao motorista quando detectar o distanciamento da chave inteligente para o travamento automático das portas, conforme a Chevrolet.
A montadora ainda explica que se trata do mesmo o MyLink que, recentemente, ganhou opção de projeção sem fio para aplicativos do smartphone via Android Auto e Apple Car Play. Além disso, o comando de voz do carro funciona também para enviar mensagens pelo WhatsApp ou solicitar um trajeto pelo Waze.