Prazo para renovar CNH vencida em setembro ou outubro de 2020 termina em março

Motoristas que tiveram a Habilitação vencida nos meses de setembro e outubro de 2020 e ainda não fizeram a renovação do documento devem regularizar a situação até o dia 31 de março de 2022. Vale ressaltar, de acordo com o Detran – SP, que a norma foi estabelecida a partir da publicação da Deliberação 243 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Veja o que muda na nova CNH que entra em vigor em junho desse ano
nova CNH  (Foto: O Povo)

Prazos para renovar CNH vencida

Assim a nova legislação definiu um cronograma completo para CNHs que tiveram vencimento entre 1 º de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022. O período para a regularização é feito com base no mês de vencimento do documento. Por exemplo, CNHs vencidas entre setembro e outubro de 2020 deverão ser renovadas até 31 de março de 2022 e vale para todo o país.

Crédito: Detran – SP

Em São Paulo

No caso de condutores de São Paulo, o pedido de renovação pode ser realizado de forma online, pelo portal do Detran- SP,Poupatempo  ou aplicativo Poupatempo Digital. O condutor, no entanto, não deve ter qualquer tipo de bloqueio no prontuário, como CNH suspensa ou cassada, por exemplo.

“Embora os prazos tenham sido suspensos em março do ano passado, o Detran.SP disponibilizou durante todo o período da pandemia a renovação de CNH por meio da plataforma online. Em apenas alguns cliques, de forma segura e sem burocracia, o motorista pode efetuar o serviço sem a necessidade de ir a um posto presencialmente”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran – SP

Se o motorista não renovar o documento no prazo correto, dirigir com CNH vencida é uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa para esse tipo de penalidade é de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira.

Já quem reside em outros estados, deve procurar o Detran de sua região

Detran divulga calendário da CNH Popular para Fortaleza, Caucaia e Maracanaú
CNH  (Foto: Portal do trânsito)

Você pode se interessar também por: Redução do IPI dos carros deixará modelos mais baratos para consumidor?

Renovação da CNH em São Paulo

Para quem reside no Estado paulista, a renovação da habiltação pode ser feita online. CNH pode ser feita de forma online pelo portal do Detran – SP,Poupatempo(poupatempo.sp.gov.br) ou pelo app ou do Poupatempo digital. Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento.

Também, é possível fazer a renovação da CNH presencialmente. Nesse caso, é preciso agendar a unidade do Poupatempo de preferência, além de optar pelos dias e horários disponíveis – por meio do site do Poupatempo.

Vale ressaltar que para renovar o documento de categorias C, D ou E é necessário, primeiramente, agendar o  exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas. 

Veja passo a passo para renovar a CNH em 2022!
CNH (Foto: 99)

Via Detran – SP

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
777 slots - Março é o prazo para renovar CNH vencida em outubro/setembro de 2020