777 slots - Vale a pena comprar carro elétrico no Brasil?

Com a crescente preocupação ambiental e a busca por alternativas sustentáveis de transporte, os carros elétricos e híbridos têm ganhado cada vez mais destaque no mercado automotivo mundial. Mas será que vale a pena comprar carro elétrico no Brasil?

Um carro elétrico é mais limpo, prático e econômico
Um carro elétrico é mais limpo, prático e econômico (Imagem: frimufilms/Freepik)

O mercado de carros elétricos no Brasil

No Brasil, o mercado de elétricos e híbridos também vem se consolidando. Isto é o que nos mostra os números, crescentes a cada ano.

Apenas no primeiro trimestre do ano de 2023 já vemos uma crescente impressionante. Comparado com o mesmo período do ano passado, vemos um aumento de 50% nas vendas de carros elétricosem território nacional, nos mostra a Associação Brasileira de Veículos Elétricos – ABVE.

VEJA TAMBÉM

Além disso, o governo tem implementado incentivos para a compra de veículos, entre eles os elétricos, que tem impulsionado ainda mais o mercado. Entre as medidas, por exemplo, estão a redução de impostos, ou mesmo a isenção de pagamento do IPVA em alguns estados.

Com isso, optar pela compra de um carro elétrico é cada vez mais uma opção mais atraente. Mas, como sempre, há pontos positivos e negativos, como avaliamos a seguir.

Vantagens de comprar um carro elétrico

  • Espaço interno: os veículos elétricos tendem a ser mais espaçosos, pois a ausência de um motor de combustão interna permite um melhor aproveitamento do espaço na cabine;
  • Motor mais limpo: os motores elétricos dispensam refrigeração, assim como a injeção de água e óleos. Tudo isso evita sujeira e minimiza  a necessidade de limpezas regulares;
  • Desempenho: motores elétricos possuem aceleração mais rápida e torque instantâneo, o que proporciona uma experiência de condução mais dinâmica e prazerosa;
  • Economia: proprietários de carros elétricos no Brasil também podem usufruir de benefícios financeiros, como descontos no IPVA em determinados estado, como Paraná, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal.
Postos com carregadores elétricos irão se popularizar ao longo dos anos
Postos com carregadores elétricos irão se popularizar ao longo dos anos (Imagem: Freepik)

Desvantagens de um carro elétrico

  • Infraestrutura de recarga ainda em desenvolvimento: embora esteja em expansão, a quantidade de postos de abastecimento para carros elétricos ainda é limitada, principalmente fora das grandes capitais. Isso é especialmente preocupante para quem faz viagens mais longas;
  • Dificuldade de encontrar manutenção especializada: uma vez que os carros elétricos possuem componentes e sistemas diferentes dos veículos a combustão, nem todos os mecânicos estão capacitados para realizar reparos e manutenções nesses veículos;
  • Tempo total de recarga: apesar dos carros elétricos serem recarregáveis em casa, o tempo necessário para uma carga completa pode chegar a várias horas, dependendo da capacidade do carregador e da bateria do veículo. Para aqueles acostumados com abastecimentos rápidos em postos de combustível, essa diferença pode ser um grande obstáculo.

Como sempre, responder se vale a pena comprar carro elétrico no Brasil é sempre uma questão pessoal. Assim, cabe a você analisar suas preferências e hábitos para chegar à uma conclusão própria. Mas, sem dúvida, os pontos positivos jogam muito a favor, com os negativos cada vez mais deixando de ser relevantes. Com certeza em um futuro próximo será bem mais simples responder essa pergunta.

Adson Leonardo
Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
777 slots - Vale a pena comprar carro elétrico no Brasil?